O que é o Freeride Longboard?
O longboard Freeride sempre foi uma das disciplinas mais populares do longboard. Como o nome indica, é o Free Riding, que consiste em deixar-se libertar e fazer o que lhe apetecer em cima das pranchas.
Os longboards são concebidos para percorrer distâncias mais longas e para facilitar a deslocação e a velocidade. Para compreender exactamente o que se pode fazer no freeride, é preciso compreender o que se pode fazer num longboard. A evolução típica era entrar em colinas e encontrar uma forma de controlar a velocidade.
Isto significa que as coisas que geralmente se fazem no freeriding são truques ou manobras que o ajudarão a ultrapassar todos os obstáculos que pode encontrar numa colina; estes incluem escorregas, drifts, saltos hippie e agarramentos precoces. Podemos dizer que o freeride é a disciplina que se situa entre o freestyle e o downhill. Porquê? Porque os objectivos do freestyle são fazer truques, que podem incluir cambalhotas, e os objectivos do downhill são ir o mais rápido possível.
O freeride não é tão orientado para as manobras como o freestyle, porque é maioritariamente feito em colinas (e é difícil dar uma cambalhota a andar depressa), e não é tão orientado para a velocidade como o downhill; mesmo que se consiga andar depressa, o objectivo é desfrutar do passeio e mostrar algum estilo. Por exemplo: tentar fazer slides de pé em vez de pré-drifts.
@dylhep O carro estava à deriva comigo 🔥💀🤙🏽 #downhill #longboarding #freeride #skateboarding #1way #sk8 ♬ som original - Dylan Hepworth
Como começar a praticar longboard freeride?
É mais fácil dizer que começar a fazê-lo, mas começar a praticar longboard freeride é mais acessível do que se pensa. Depois do Tiktok que partilhámos no topo, é provável que pensem que isto é uma loucura, que estas pessoas são malucas e que é impossível fazer isto. Não se preocupem. Dylan é um skateboarder profissional que o pratica há anos. Mas todos nós começámos no mesmo sítio e vamos mostrar-lhe que também pode começar a praticar freeride!
Só precisa de algumas coisas para começar a fazer freeride num longboard: um longboard, uma colina, luvas de deslize e equipamento de protecção. É assim tão fácil.
- Longboard: Para começar a praticar freeride, não é necessário comprar uma prancha de topo; pode começar com a que já tem. Desde que tenha rodas para deslizar, funciona! Se não tiver uma prancha, consulte este guia sobre comprar a melhor prancha!
- Colina: Uma colina é importante, uma vez que precisa de uma paz de pavimento com alguma inclinação para aprender os movimentos básicos. Não se experimenta numa estrada com carros. O parque ou parque de estacionamento local pode funcionar perfeitamente para si. Certifique-se apenas de que não há trânsito, pois pode ser um risco enorme estar ao lado de carros sem poder controlar o longboard.
- Luvas deslizantes: Podíamos adicioná-los à secção de equipamento de protecção, mas queremos garantir que os tem. Uma vez que está a aprender a deslizar e a andar mais depressa, o mais provável é que aprenda a deslizar com a mão no chão. Para o conseguir, é necessário um conjunto de luvas de deslize, uma vez que estas têm discos específicos que o ajudarão a aprender as bases sem queimar a pele.
- Equipamento de protecção: É essencial estar protegido, uma vez que se está a aprender uma nova habilidade que pode ser perigosa, pois tem alguns movimentos que não são naturais quando se está a começar e que podem levar a muitas quedas. É sempre necessário usar um capacete para evitar uma contusão e usar joelheiras e cotoveleiras para evitar queimaduras no pavimento.
Truques de Longboard Freeride
Existem alguns conselhos que o ajudarão a melhorar as suas capacidades de freeride. Trouxemos-lhe todos eles e vamos ajudá-lo a aprender mais truques!
Noções básicas
Antes de mais, vamos começar pelo básico. Não o vamos atirar por uma colina abaixo sem saber estar em pé na prancha!
- Suportes: o suporte é onde se colocam os pés em cima do longboard. Se a sua prancha tiver côncavo, micro drop, drop, etc. Os pés devem ser colocados onde se sentem mais confortáveis. Mas se não tiver nada disso, deve utilizar os seus parafusos como guia. Tente colocar os seus pés entre eles e não os deixe atravessar os parafusos.
- Pré-esculpir: se vai começar a praticar freeride, é crucial que saiba como fazer carve, uma vez que é necessário para aprender a deslizar. O pré-carve é o carve que deve ser feito antes de qualquer deslize, uma vez que o ajudará a torná-lo mais fácil.
- Peso: Lembre-se de colocar sempre o seu peso no pé da frente. É o oposto da patinagem normal, em que se tem de colocar o caminho na parte de trás. Deve ser colocado na parte da frente, uma vez que o ajudará a controlar os seus slides.
- Peso ao deslizar: o peso é importante no freeride. Quando tentar deslizar com uma luva, lembre-se de colocar o seu peso nas mãos; isto retirará muita pressão da prancha e fará com que as rodas deslizem mais facilmente.
- Utilização de luvas: a utilização das luvas é crucial para deslizar, uma vez que é a ferramenta mais útil. Mas lembrem-se, as luvas são essenciais porque têm um disco. Aprenda a levantar os dedos enquanto desliza e tente apenas colocar o disco no pavimento
Iniciantes
Depois de compreenderes as bases, é altura de começares a aprender a deslizar. Aqui estão os primeiros truques que podes aprender para começares a fazer freeride num longboard. Lembre-se que para fazer os seus primeiros slides não precisa de ir depressa, só precisa de um pouco de velocidade.
Mãos à obra
Push up slide: este slide é chamado assim porque parece que está a fazer um empurrão na prancha. Deve apoiar-se na ponta dos pés e colocar as duas mãos no chão. Tu e os teus dedos dos pés têm de estar virados para o chão. Quando ambas as mãos (os discos) estiverem a tocar no chão, pode começar a deslizar num ângulo de 180º, empurrando um pouco com os pés de trás. Depois de a aperfeiçoar, pode subir a mão da frente, o que o ajudará a aprender o deslizamento da ponta dos pés no futuro.
Deslize de calcanhar: para o fazer, é necessário inclinar-se para o outro lado. Desta vez, recomendamos que coloque apenas uma mão no chão, que deverá ser colocada na parte de trás da prancha. É importante que, neste deslizamento, coloque as mãos à frente dos parafusos do seu camião dianteiro.
Aqui temos um exemplo de como deve tentar fazê-lo.
Coleman e pêndulo Slide: Estas variantes são úteis quando se vai mais depressa, tenta-se fazer o mesmo deslize, mas como se tem mais velocidade e se está a deslizar durante mais tempo, quando se termina o 180, fica-se na mesma posição e tenta-se voltar ao local original onde se começou o deslize. Coleman é para a variante de calcanhar, e pêndulo é para a variante de flexão.
Levantar
Os slides em pé são um pouco mais complicados do que os hand-downs, mas os 180 ainda são considerados truques para principiantes. Para os poder fazer, terá de fazer movimentos semelhantes aos que lhe ensinámos anteriormente, mas terá de os guiar com os ombros, de modo a que o resto do seu corpo e a sua prancha os sigam.
Frontside 180 (também chamado de heelside): tens de te virar para o teu heelside, para a direita se fores regular e para a esquerda se fores goofy. Lembra-te de fazer um carve prévio, começa a curva com os ombros, coloca o peso nos pés da frente e empurra com os de trás (à direita se fores regular e à esquerda se fores pateta).
Toeside 180 (também chamado backside):Podemos chamar o oposto do frontside, inclina-se para o lado dos dedos dos pés, para a direita se for regular e para a esquerda se for pateta, coloca o peso no pé da frente, começa a rodar com os ombros e empurra com o pé de trás.
@tristanrespress Respondendo a @mykdmshxtbox como fazer um slide de 180° de pé e de calcanhar num longboard 🛹 #longboard #longboarding #slide #trick #tip ♬ som original - Tristan Respress
Avançado
Depois de saber o básico, é altura de passar ao nível seguinte. Até agora, os truques que aprendeu são válidos para aprender num parque, numa linha recta, num parque de estacionamento ou em locais fáceis. Mas se quiseres começar a arrasar nas sessões de canto com os teus amigos ou mesmo tentar fazer uma corrida inteira numa estrada, terás de dominar os drifts, os pré-drifts e os powerslides, tanto de frente como de costas.
Mãos à obra
Pré-desvios
Estes deslizes são muito úteis para quebrar a velocidade antes de entrar numa curva. A forma correcta de os fazer é com as rodas da frente à frente das rodas de trás. Desta forma, é possível reduzir a velocidade sem perder o controlo. É muito importante não colocar a prancha num ângulo de 90º com a direcção, porque isso fará com que as rodas parem de rolar durante o deslize, o que reduzirá o atrito, fará com que perca o controlo do deslize e também deixará uma mancha plana na roda. As manchas planas são a principal coisa que tem de evitar porque podem tornar a roda inútil depois de chegarem.
Levantar
Powerslides
Funcionam da mesma forma que os pré-drifts, mas a única diferença é que os faz sem tocar na estrada com os seus pucks.
Tenha cuidado para ter uma forma correcta ao fazê-las, porque os escorregas em pé tendem a gastar as rodas mais rapidamente; se ficar com uma roda furada, será muito pior. A vantagem dos stand-ups é que, se tivermos uma roda que deixe linhas de apoio, podemos ver como estamos a patinar.
Tentar sempre deixar quatro linhas de thane com a mesma intensidade. Se vir que está a colocar mais peso numa roda ou a deixar apenas dois apoios para as rodas, isso significa que não está a colocar o peso correctamente. Tente corrigi-lo para fazer o slide de pé perfeito. Controlar o seu peso em cima da prancha ajudá-lo-á a fazer melhores deslizes e evitará que caia em situações de risco.
Interruptor
A patinagem de troca consiste em patinar na sua má posição. Significa que se fores regular e normalmente patinares com o pé esquerdo à frente, patinar com o switch será como tentar patinar com o pé direito à frente, o mesmo acontece com os goofies. Para poder andar de swicht, tem de configurar os seus camiões de forma simétrica, o que significa que, se tiver camiões de tamanhos diferentes, com uma configuração de busing diferente ou com uma configuração de rake diferente, será muito complicado andar de swicht.
Também é normal que as pessoas, quando tentam fazer slides no switch, tenham um estilo diferente e normalmente não pareçam tão elegantes, mas a forma correcta de o fazer é tentar fazer os slides exactamente da mesma forma que os faz nas suas posições normais.
Aqui está um vídeo de Dylan Hempworth a fazer escorregas com mais de 100 pés de comprimento em quatro escorregas de pé!
Downhill Freeride
Esta é a disciplina mais especializada do longboard, na maioria das vezes apenas os profissionais são capazes de a praticar. Consiste em descer a encosta enquanto se pratica freeride. Eu sei, eu sei… a pior explicação de sempre, deixa-me tentar outra vez. Esta disciplina contém duas disciplinas, downhill, onde os pilotos tentam descer uma estrada da forma mais rápida possível, fazendo tucking, predrifting e tentando perder o mínimo de velocidade possível, mas também fazem freeriding, o que significa que tentam fazer stand up slides em todas as curvas em vez de usar hands down pre drifts.
Para o fazer, é muito provável que precise de uma prancha de downhill, muito importante para ter carrinhos de precisão, uma vez que alguns ciclistas podem ir a mais de 80 hm/h enquanto fazem stand ups e precisam de tanta estabilidade quanto possível e também de uma roda de freeride que tenha aderência ou rodas de downhill que tenham sido usadas e tenham perdido a última camada aderente.
Aqui tens um vídeo de patrick lombardi a fazer downhil freeriding e até a fazer on switch.
Equipamento/configuração
Como sempre dizemos, ter o quadro certo para cada disciplina pode facilitar o aperfeiçoamento da mesma. Aqui tem o guia perfeito para encontrar a melhor configuração de freeride.
Prancha / Deck
A escolha de uma prancha é muito pessoal; encontrar a prancha perfeita dependerá de cada estilo de condução. Nesta secção, falaremos apenas das pranchas que alguns dos melhores freeride riders do mundo estão a usar actualmente. Sabemos que há grandes riders que se destacam com diferentes formas de pranchas, mas só vamos escrever sobre os tipos mais comuns de pranchas, uma vez que provaram ser as melhores opções gerais de freeride. Se quiser saber mais sobre as diferentes opções de placas, pode ler isto guia sobre qualquer tipo de deck de longboard.
O formato de deck perfeito para Longboard Freeride
Veja centenas de profissionais e freeriders experientes. O melhor shape para o freeride é a prancha em forma de foguete. Porque é que os escolhemos? Porque são a melhor opção em geral!
Como pode ver na imagem que adicionámos, saberá que são a opção mais equilibrada. À sua direita, pode ver que as pranchas flared brick e drop double kick cutaways tendem a ser mais curtas, o que as torna uma excelente escolha para uma 360 mais style ou freestyle. Por outro lado, temos quadros suspensos e quadros de passagem. Têm o camião a atravessar a prancha, o que faz com que essa configuração perca muita manobrabilidade, o que não é ideal para o freeride.
É por isso que escolhemos placas do tipo míssil. Não importa se têm cauda ou não; só ajudarão a fazer truques como flips e ollies, mas não influenciarão a sua condução em freeride; como mencionámos anteriormente, a melhor coisa a fazer para o freeride é manter os pés entre os parafusos.
Quanto dinheiro devo gastar numa prancha para freeride?
Quando se trata de comprar um longboard para freeride, não é preciso gastar muito dinheiro. O preço médio de um bom longboard de freeride é de cerca de 150 euros, mas pode encontrar opções decentes a partir de 100 euros.
Não se esqueça de que, embora o preço seja importante, a qualidade também o é. Procure uma prancha com um deck forte, boas rodas e trucks fiáveis. Estas características tornarão a sua condução mais suave e dar-lhe-ão um melhor controlo.
Em suma, para comprar um longboard freeride, o seu orçamento deve situar-se entre os 100 e os 200 euros e não se esqueça de privilegiar a qualidade em relação ao preço.
Rodas
As rodas de longboard Freeride são concebidas para proporcionar um equilíbrio entre a aderência e a capacidade de deslizar, permitindo aos patinadores executar deslizes controlados, mantendo o controlo durante as curvas. Estas rodas têm normalmente uma área de contacto média a estreita e um perfil de lábio arredondado, o que lhes permite fazer uma transição suave da aderência para o deslizamento.
O durómetro (dureza) das rodas de freeride situa-se normalmente entre 78a e 85a, o que é relativamente suave em comparação com as rodas concebidas para corridas de downhill. Este durómetro mais suave proporciona uma maior aderência, facilitando aos patinadores a manutenção do controlo durante as curvas e os deslizes.
Em termos de tamanho, as rodas de freeride variam normalmente entre 65 mm e 75 mm de diâmetro, com uma largura de 40 mm a 50 mm. Estas dimensões proporcionam um bom equilíbrio entre velocidade, aderência e capacidade de deslize para o freeride.
O núcleo de uma roda de freeride pode variar em tamanho e forma, mas é geralmente concebido para proporcionar estabilidade e manter a forma da roda durante os deslizamentos. Um núcleo maior pode oferecer mais estabilidade, enquanto um núcleo mais pequeno pode tornar a roda mais reactiva e mais fácil de iniciar deslizes.
Melhor Durómetro para uma roda de Longboard Freeride
Quando se trata de escolher o melhor durómetro para rodas de longboard para freeride, é importante ter em conta o tipo de terreno em que vai andar e as suas preferências pessoais em termos de deslizamento e aderência.
Em geral, a maioria dos patinadores de freeride opta por rodas com um durómetro entre 78A e 86A. As rodas mais macias na gama 78A a 82A são normalmente preferidas para freeriding em terrenos mais acidentados ou irregulares, uma vez que proporcionam uma condução mais suave e uma melhor absorção de choques. Também tendem a ser mais tolerantes e fáceis de deslizar, o que os torna uma boa escolha para patinadores de freeride principiantes e intermédios.
Por outro lado, as rodas mais duras na gama 82A a 86A são mais adequadas para freeriding em terrenos mais suaves ou mais rápidos, uma vez que proporcionam mais aderência e melhor velocidade de rolamento. Também tendem a ser mais resistentes e duradouros, o que os torna uma boa escolha para os patinadores de freeride avançados que dão prioridade à velocidade e à longevidade.
Forma de uma roda para freeride
A forma da roda de um longboard desempenha um papel crucial na determinação do seu desempenho durante o freeride. Quando se trata de freeride, é necessário uma roda que atinja um bom equilíbrio entre a aderência e a capacidade de deslizar, permitindo-lhe executar deslizes suaves e controlados, mantendo a aderência durante as curvas.
Um factor de forma importante a considerar é o perfil do lábio da roda. O rebordo é a extremidade exterior da roda que entra em contacto com o solo. Para o freeride, é preferível uma roda com um perfil de lábio arredondado, uma vez que isso permitirá deslizamentos mais suaves e previsíveis. As rodas com lábios afiados, por outro lado, podem ser mais imprevisíveis e difíceis de controlar durante os deslizamentos.
Outro factor de forma a considerar é a superfície de contacto, que é a área da roda que entra em contacto com o solo. Uma área de contacto mais larga proporcionará mais aderência, enquanto uma área de contacto mais estreita proporcionará menos aderência e mais capacidade de deslizamento. Para o freeride, é preferível uma roda com uma área de contacto média a estreita, uma vez que esta lhe dará aderência suficiente para manter o controlo durante as curvas, permitindo ao mesmo tempo deslizamentos suaves.
Por último, a forma do núcleo da roda também pode afectar o seu desempenho durante o freeride. Um núcleo maior pode proporcionar mais estabilidade e ajudar a roda a manter a sua forma durante os deslizes, enquanto um núcleo mais pequeno pode tornar a roda mais reactiva e mais fácil de iniciar os deslizes. No entanto, a forma do núcleo não é tão importante como o perfil do lábio e a área de contacto quando se trata de freeride.
Quanto dinheiro devo gastar em rodas para freeride?
De um modo geral, um orçamento entre 50 e 70 euros é razoável para um bom conjunto de rodas de freeride. No entanto, tenha em conta que as opções mais baratas podem não durar tanto tempo, especialmente se fizer muitos deslizamentos longos em pé. Por outro lado, as opções mais caras podem estar orientadas para o freeride em descidas de alta velocidade e podem não ser adequadas para o freeride geral.
Trucks
Os trucks de longboard são um componente essencial de qualquer configuração de longboard, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de freeride. O longboard Freeride envolve a execução de slides e truques controlados, e os trucks certos podem fazer toda a diferença em termos de estabilidade, capacidade de resposta e controlo.
Os trucks de longboard para freeride são concebidos para proporcionar um equilíbrio entre estabilidade e capacidade de virar, permitindo que os skaters mantenham o controlo durante os slides e as curvas, ao mesmo tempo que conseguem iniciar os slides com facilidade. Estes trucks têm normalmente um grau de viragem mais elevado do que os trucks concebidos para corridas de downhill, o que permite aos skaters fazerem curvas rápidas e precisas durante o freeride.
Outra característica importante dos trucks de longboard freeride são os casquilhos. Os casquilhos são os pequenos componentes de borracha ou uretano que se encontram no interior do suporte do camião e proporcionam resistência ao rodar. Para o freeride, vai querer casquilhos que sejam relativamente macios, uma vez que isso vai permitir uma maior capacidade de viragem e resposta ao iniciar deslizes e fazer curvas rápidas.
Os trucks de longboard Freeride também estão disponíveis em vários tamanhos, sendo que os trucks mais largos proporcionam mais estabilidade e os trucks mais estreitos oferecem mais capacidade de virar. O tamanho do camião que escolher dependerá das suas preferências pessoais e do tipo de freeride que pretende fazer.
Largura perfeita para um camião para Longboard Freride
A largura do truck do longboard para freeride dependerá de vários factores, tais como a largura do deck do seu longboard e as suas preferências pessoais. No entanto, como regra geral, os patinadores de freeride optam frequentemente por trucks mais largos para proporcionar mais estabilidade e controlo durante os deslizes e as curvas a alta velocidade.
Normalmente, os trucks de freeride variam em largura entre 150 mm e 180 mm, com a maioria dos skaters a optar por trucks entre 160 mm e 175 mm. Os trucks mais largos são geralmente mais estáveis e mais adequados para os skaters que dão prioridade ao controlo e à estabilidade em relação à manobrabilidade, enquanto os trucks mais estreitos são mais manobráveis e mais adequados para os skaters que dão prioridade às curvas rápidas e à agilidade.
É importante notar que a largura do camião também deve corresponder à largura do deck do longboard. Uma orientação geral é que o suporte do camião deve ter aproximadamente a mesma largura que o convés. Por exemplo, se tiver um deck de longboard com 9 polegadas de largura, deve escolher um camião com uma largura de suspensão de cerca de 9 polegadas.
Em última análise, a melhor largura para um truck de longboard para freeride dependerá das suas preferências pessoais, do seu estilo de patinagem e da largura do seu deck. É sempre uma boa ideia experimentar diferentes larguras e configurações para encontrar a combinação perfeita para as suas necessidades de freeride.
Ângulo perfeito para um camião para Longboard Freride
O ângulo perfeito para um camião de longboard para freeride dependerá das suas preferências pessoais e do tipo de freeride que planeia fazer. No entanto, como regra geral, a maioria dos skaters de freeride tende a preferir trucks com um ângulo mais baixo, normalmente entre 40 e 50 graus.
Os camiões com ângulos mais baixos proporcionam uma melhor estabilidade e uma plataforma mais sólida para realizar deslizes controlados e curvas a alta velocidade. Também são normalmente mais tolerantes e fáceis de controlar, o que os torna uma óptima escolha para patinadores de freeride principiantes e intermédios.
Por outro lado, alguns skaters de freeride mais experientes podem preferir trucks com ângulos mais elevados, normalmente entre 50 e 60 graus. Os trucks com ângulos mais altos são geralmente mais manobráveis e mais adequados para curvas rápidas e apertadas, o que os torna uma boa escolha para patinadores de freeride avançados que dão prioridade à agilidade em relação à estabilidade.
Também vale a pena considerar o tipo de deck de longboard que tem ao escolher o ângulo dos seus trucks. Os decks de longboard drop-through e drop-platform normalmente funcionam melhor com trucks na faixa de 40 a 50 graus, enquanto os decks top-mount podem ser mais adequados para trucks com ângulos mais altos.
Os camiões com ângulos mais baixos proporcionam uma melhor estabilidade e uma plataforma mais sólida para efectuar deslizes controlados e curvas a alta velocidade. Também são normalmente mais tolerantes e fáceis de controlar, o que os torna uma óptima escolha para patinadores de freeride principiantes e intermédios.
Dito isto, alguns skaters de freeride mais experientes podem preferir trucks com ângulos mais elevados, normalmente entre 50 e 60 graus. Os trucks com ângulos mais altos são geralmente mais manobráveis e mais adequados para curvas rápidas e apertadas, o que os torna uma boa escolha para patinadores de freeride avançados que dão prioridade à agilidade em relação à estabilidade.
Mais uma vez, o melhor ângulo para os trucks de longboard para freeride dependerá, em última análise, das suas preferências pessoais e do seu estilo de patinagem. É sempre uma boa ideia experimentar diferentes ângulos e configurações para encontrar a combinação perfeita para as suas necessidades de freeride.
Quanto dinheiro devo gastar em camiões para freeride?
Quando se trata de comprar carrinhos de longboard para freeride, a gama de preços pode variar em função da marca, das características e dos materiais utilizados. No entanto, como regra geral, pode esperar gastar entre $50 e $100 num conjunto de carrinhos de longboard para freeride.
Embora possa ser tentador optar pela opção mais barata disponível, não se esqueça de que os camiões mais caros vêm frequentemente com características mais avançadas, tais como melhores materiais, eixos mais fortes e casquilhos melhorados. Estas características podem proporcionar uma melhor estabilidade, capacidade de viragem e durabilidade, tornando-as num investimento que vale a pena para os skaters de freeride sérios.
Dito isto, existem também muitas opções acessíveis de camiões longboard que podem proporcionar uma excelente experiência de freeride. Tal como acontece com qualquer componente de longboard, é importante ter em conta as suas próprias necessidades e preferências ao escolher um conjunto de trucks para freeride. Se está a começar a praticar freeride, pode optar por um conjunto de trucks de gama média e fazer um upgrade mais tarde, à medida que desenvolve as suas capacidades e preferências.