Downhill é a mais rápida de todas as disciplinas de longboarding, atingindo quase 150 km/h ou mais de velocidade em downhill! A tradução literal da palavra é “downhill”, e muitas vezes é praticada em uma colina (o que requer uma precisão particular).

No vídeo que vamos adicionar a seguir, você verá o atual recorde mundial. Foi quebrado por Pete Connolly atingindo 146,73kph/91.17mph em “L’Ultime Descente” – um evento de descida da velocidade da gravidade em setembro de 2017 em Quebec.

Kyle Wester estabeleceu o recorde anterior em 89,41 mph/143,89 km/h.

Acrescentamos seus sociais porque esses caras estão em um nível totalmente diferente, e merecem um acompanhamento.

Começamos forte com este posto. Como você pode ver, ao contrário da sensação relaxada de cruzeiro, descer a montanha requer mais concentração; tudo está chegando a você muito mais rápido, tomando decisões mais rápidas e estando mais consciente de modo geral. Ela é ampliada quando se está em uma corrida porque é preciso ir o mais rápido possível e tentar não bater com os outros corredores.

Recomendamos um capacete facial completo e equipamento de couro completo com proteção reforçada para cotovelos, joelhos, coluna vertebral e cóccix (mesmo que isto seja feio, sim?). Nós não apenas o recomendamos. Nós o encorajamos a fazê-lo porque eles são essenciais. Mesmo em baixas velocidades, você deve usar capacetes clássicos e equipamentos de proteção.

Encontrar o equipamento perfeito para praticar o Skate Downhill

Durante os últimos cinco anos, o Downhill Skate mudou tanto quanto dez anos antes. As informações que você encontrará aqui provavelmente soariam diferente da maioria das informações que você encontra on-line. Nós o reuniremos para que você possa escolher o que quiser. Você pode gostar mais de um estilo mais antigo do que o atual “meta”.

Dividiremos as informações em três épocas diferentes, e você poderá escolher aquela que mais gostar. A primeira era consistirá em tudo o que aconteceu antes de 2009, a segunda era incluirá 2010 a 2016, e a terceira era consistirá em tudo o que tem começado a ser a tendência desde 2017.

Primeira Era de Downhill Antes de 2009 (Old School Downhill)

Durante este tempo o equimento era bastante “primitivo”, não havia caminhões de pré-ccisão ou engrenagens de alta qualidade. Tudo era mais cru e, às vezes, até feito por conta própria. Este povo foi o pioneiro de Downhill, eles andavam em pranchas baixas e caminhões super largos, o material superior que se podia encontrar durante este tempo era o Landyacthz Evo, o Orangatang In-heatang ou o Abec 11 Flywheels, e o Paris 200mm. Parece uma loucura, mas foi o que aconteceu neste momento.

Durante esse tempo, as técnicas também eram muito limitadas, não sabiam como se aconchegar corretamente, ainda se podia ver pessoas gordas a vencer corridas, já que o peso e a gravidade eram mais importantes na época do que a aerodinâmica. Também o único deslize que se podia ver era o coleman e a melhor maneira de diminuir a velocidade sem parar era travando os pés. Here you can see a video that shows how was the scene at the time.

Foi um grande momento com grandes experiências, mas o nível de habilidade durante aquele tempo foi muito menor do que aquele que temos agora. Como você tinha visto naquele vídeo, antes de 2001, os eventos eram locais, e havia cerca de 200 skatistas de downhill em todo o mundo. Pouco a pouco, a comunidade começou a crescer.

Em 2002, um Campeonato Mundial e uma Série Mundial começaram a acontecer. Foi organizado pela International Gravity Sports Association (IGSA). In 2002, a World Championship and a World Series began to take place. Significou o fim de uma era e o início de um esporte mais profissionalizado. Mas vamos falar primeiro sobre a engrenagem, e explicaremos na próxima era.

Deck

Os decks das descidas durante esse tempo tinham duas exigências, serem descidas ou descidas e serem pranchas longas. Durante este tempo, os tipos de pranchas eram a coisa mais conhecida e as mais conhecidas eram as Landyachtz Evo na América e a Airflow na Europa, Marcas como o Setor 9 produziam pranchas, mas não eram tão notórias na indústria de downhill porque estavam construindo, em sua maioria, montagens superiores e não havia caminhões de pré-cisão durante aquele tempo.

old school downhill longboarding

Trucks

Durante este tempo, os caminhões de precisão não eram realmente uma coisa, e a maioria dos cavaleiros não estavam cientes disso. A maioria dos motociclistas tentaram fazer os caminhões super apertados com a bucha da fábrica e talvez tentar um eixo mais largo, o raciocínio por trás dele era, mais largo = mais estabilidade. Hoje sabemos que não é assim, mas durante a comunidade ainda não tivemos tempo de descobri-lo.

Cavando um pouco, descobrimos provavelmente a única marca que estava construindo caminhões de precisão durante aquele tempo e ainda está no mercado, Don’t Trip Skate eles melhoraram seus caminhões com o tempo e ainda é uma opção valiosa se você for descer a montanha. Outra marca que encontramos foram os Magun Trucks, mas eles não existem mais.

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Rodas

Fizemos uma extensa pesquisa para encontrar as melhores opções e ver o que os cavaleiros gostavam, mas descobrimos que eles não tinham uma roda perfeita. Eles tinham marcas diferentes trabalhando parcialmente bem em comparação com os padrões atuais, mas ainda estavam “inventando a roda” e encontrando a melhor opção. Íamos fazer uma listagem sobre eles com seus prós e contras.

  • Flywheel: Era uma grande idéia, tinha um núcleo de chumbo que o ajudava a ser mais rápido, mas era para estreitar e não tinha ângulos moldados. Esta roda seria considerada uma roda freeride depois de limpar o lipside pelos padrões atuais.
  • BigZigs and ZigZags reflex formula: Você tinha que usá-los sem espaçadores em seus rolamentos, isso os fazia agarrar muito, mas parecia que você estava sofrendo um terremoto enquanto andava à deriva, porque se você os usasse, eles deslizariam incontrolavelmente, quase como se você estivesse patinando na chuva.
  • In heat: Provavelmente a melhor opção, mas tinha um núcleo ruim, se você o molhasse, ele poderia frear e não poderia ser usado novamente.
  • Sector 9 dual duro: Eles provavelmente foram a inspiração dos chetaahs de hoje, eles eram bons, mas não estavam suficientemente agarrados porque tinham um remendo de contato menor.
abec11 longboard wheels old school brand
Nesta foto você pode apreciar a variedade de rodas que estavam sendo construídas na era antiga, mas a maioria delas são projetadas para cruzeiros e não para downhill ainda

Segunda Era do Skate Downhill de 2009 a 2017 (Era Dourada)

Como mencionamos anteriormente, em 2009, o Longboard Downhill ou Downhill Skate começou a mudar. O cenário, em geral, começou a mudar muito; o longboarding não era apenas um esporte de fora. Cada vez mais se juntavam ao cenário, e diferentes disciplinas estavam influenciando umas às outras.

A principal influência que a descida teve foi proveniente do freeriding. Os cavaleiros agora sabiam como fazer qualquer tipo de escorregamento e deriva; isso os ajudou a melhorar a maneira como estavam fazendo curvas durante as corridas, e a diferença de habilidade aumentou significativamente. Na primeira era, ser corajoso, ter tomates e apenas tentar ir rápido poderia ajudá-lo a vencer corridas. Na segunda era, isso não era mais possível. Os cavaleiros eram mais habilidosos e ninguém mais poderia vencer uma corrida. Durante este tempo, você ainda podia ver as pessoas corridas vencedoras de freios a pé, mas o número delas diminuiu anualmente.

Outra coisa que aconteceu durante esse tempo foi a mudança de uma federação de descida para outra, a primeira organizadora IGSA, começou a fazer coisas que não eram como os cavaleiros estavam esperando. É por isso que em 2013, alguns cavaleiros criaram o IDF, uma organização voltada para os skatistas de downhill e não para todos os esportes de downhill.

Pranchas/Decks

A segunda era foi uma época de mudanças, o skate domwhill começou a ser entendido, mas ainda se via pessoas andando de skate, mas a maioria dos cavaleiros estavam mudando para as pranchas Top-Mount. A característica média que as pranchas tinham durante esse tempo era:

  • Aproximadamente 100 cm (39 polegadas) de comprimento.
  • Ampla o suficiente para a estabilidade (geralmente 9,5″ ou mais larga)
  • Distância entre eixos suficiente para uma melhor estabilidade direcional.
  • Moderadamente desigual o suficiente para manter os pés no lugar
  • Camber Rígido
  • Em resumo, o quadro é longo e largo o suficiente para proporcionar boa estabilidade Pêndulo em forma de pêndulo para descidas de alta velocidade.

Trucks

O que se acreditava durante esse tempo era que uma pista maior = mais estabilidade para que eles escolhessem um caminhão de 180mm.

Além disso, durante aquele caminhão de precisão era o objetivo para a maioria dos cavaleiros que queriam competir, as duas maiores marcas eram Aera e Ronin. No início parecia que a Aera era a opção, já que tinha os melhores profissionais montando-os e com um único pino rei era fácil de entender. Mas quando Patrick Switzer mudou de Aera para Ronin, e as pessoas começaram a entender a estrutura de duplo kingpin de Ronin, a competição estava bem encaminhada. Eram outras opções valiosas como Valquíria ou Urso, mas a luta foi entremeada por esses dois.

Durante este tempo, eles eram uma opção mais acessível como os caminhões Forjados e Semi Precisão como Paris V2 e Caliber II. Eles eram uma ótima opção para cavaleiros que não queriam ou não podiam se dar ao luxo de investir mais de 400 euros/US$ para um conjunto de caminhões.

Ronin Vs Aera

Rodas

Os skatistas de Downhill não eram tão desinformados como eram no passe. Agora, eles novos que as rodas precisavam se agarrar nos cantos e tinham que ser rápidas. As exigências durante esse tempo foram:

  • Grande diâmetro, como 70-75 mm.
  • Uma grande área de contato de 50 mm ou mais.
  • Baixa rigidez, 78A ou 80A
  • Cantos exteriores retos (ângulos em forma)
  • Núcleo de compensação

Durante este período, eles projetaram muitas rodas que eram diferentes, mas foram a base para desenvolver as rodas que temos agora no mercado.

Hardware

Desta vez também houve grandes melhorias no hardware. A marca começou a desenvolver produtos que eram complementares para melhorar seus resultados.

Buchas

As pessoas novas que têm um caminhão podem ser importantes, mas ter a composição correta de buchas pode ajudar a ter mais estabilidade e fazer melhores curvas, as marcas que eram mais importantes na indústria de buchas na época eram Riptide e Venom. Eles estavam produzindo produtos de alta qualidade e as pessoas que queriam resultados os estavam utilizando.

A maioria dos cavaleiros que montariam com barras duplas, e alguns deles adicionariam um ou dois eliminadores para ter menos rebote. A combinação duro ficou a cargo de cada cavaleiro.

longboard bushings for downhill
Griptape

A fita adesiva normal não era mais suficiente. Se você quisesse se agarrar o mais rápido possível e ficar sempre na ponta da prancha. A fita adesiva normal não conseguia lidar com o calor e a intensidade do skate downhill, razão pela qual algumas marcas criaram a Coarse Grip Tape, empresas como a Vicious and Seismic (Lokton) foram pioneiras no setor e suas fitas adesivas foram consideradas a melhor opção do mercado.

https://viciousgrip.com/
Pucks
urethane burners longboard pucks

Tudo era importante se você estivesse tentando ganhar corridas, mesmo tendo o conjunto certo de pucks. Os pucks são o dispositivo que você cola às suas luvas, eles são úteis para deslizar sobre sua longboard enquanto tem uma de suas mãos no chão.

Por um lado, muitas marcas faziam pucks que eram médios, eram úteis mas não eram os melhores. Por outro lado, existiam marcas como Urethane Burners.

Eles desenvolveram um grande disco que ajudou você a controlar seus escorregadores, a não ficar pegajoso ou escorregadio, o suficiente para controlar seu movimento, eles também criaram uma fórmula que duraria muito tempo, ajudando os pilotos tanto a economizar dinheiro quanto a não ter o risco de desperdiçar todos os seus pucks durante as corridas.

Footstops

Paradas de pés foram realmente importantes para, como o nome diz, parar seu pé. Também ajudou muito os cavaleiros a saberem onde seu pé estava localizado na prancha apenas sentindo-o, o que é realmente importante para não olhar para seus pés quando você está indo por uma estrada.

Em algum momento parece ser a maior tendência, uma vez que algumas pessoas que estavam montando pranchas com concavidade suficiente para não usar um para-pés, também as estavam usando porque pareciam legais.

Nova Era de 2007 até hoje (Era Profissional?)

A última era do skate downhill, ou Nova Era, está acontecendo agora mesmo. Do lado de fora, pode ser que tenha visto que a cena não mudou muito, mas se você começar a cavar um pouco, você verá que os novos cavaleiros não são apenas cavaleiros profissionais com muita habilidade na prancha. Os novos top riders também estão estudando física para serem profissionais.

Este pessoal terá desenvolvido as melhores técnicas para otimizar a quantidade de movimento no tabuleiro, desta forma pode economizar a cada segundo possível. Eles também estão desenvolvendo seus próprios protótipos, como Diego Poncelet (atual campeão mundial) está acrescentando novos componentes sob sua prancha, desta forma ele está visando reduzir a resistência do ar sob sua prancha.

Pelo padrão de hoje, mal podemos ver os freios de pé e pêndulos nas corridas. Os novos profissionais podem pré-derripar ou derivar qualquer canto, perdendo velocidade suficiente para não perder a linha interna e ser os mais rápidos.

Como mencionamos anteriormente, as engrenagens continuaram mudando e melhorando. Na última era, falamos sobre como os cavaleiros estavam começando a usar caminhões de precisão. Esta era também trouxe mudanças, agora caminhões precisos não eram suficientes. O que agora é necessário é montar um caminhão de precisão realmente estreito com ancinho, do qual falaremos mais tarde.

Esta era também trouxe mudanças de organização, a IDF foi a organizadora campeã mundial favorita até que eles pararam de organizar eventos em 2021. Em 2022 surgiu uma nova orgia que os susteve a WDSC (World Donwhill Skateboarding Chamionship). Desejamos que eles tenham muitos sucessos e possam fazer grandes eventos para a comunidade.

diego poncelet colaboration with jonathan and fletcher

Hoje não há tempo para ter aparelhos extras que podem perturbar, basta montar o que você precisa e não acrescentar coisas innecessárias.

Boards

Quero agradecer à Santi e à Mino porque eles têm me ajudado muito a reunir todas as informações. Nós os marcamos em seus nomes, será incrível se você puder dar-lhes um seguimento!