O guia definitivo para a escolha de sua roda de longboard
Índice
No mundo de Longboard, há milhares de possibilidades, dependendo de sua configuração (prancha, eixos, rodas, rolamentos, buchas, etc.). Dependendo do material escolhido, você pode usar sua prancha para disciplinas específicas ou outras. Entretanto, como eu disse no post anterior, o Longboard é uma arte, e todos se expressam como ele quer. Hoje vamos falar sobre as rodas, como diferenciá-las e o que é aconselhável usar cada tipo.
Podemos separar as rodas de acordo com 5 categorias que combinaremos para obter nossa roda ideal: Diâmetro, a superfície de contato (espessura), dureza, forma do rebolo e tipo de núcleo.
Diâmetro
Esta é a característica mais fácil de adivinhar de uma roda, já que é um princípio básico da física, mas se alguém não a conhece eu vou explicar, o diâmetro é o segmento de linha reta que passa pelo centro e une dois pontos opostos de uma circunferência, ou seja, o que é comumente conhecido como a altura, que propriedade isto tem? Como isso poderia influenciar meu skate? Muito simples, quanto menor o diâmetro de uma roda, maior será sua aceleração e menor será sua velocidade máxima, e vice-versa; é por isso que as rodas de 65 mm são normalmente usadas para andar pela cidade e as rodas de 75 mm para competir em corridas (você também deve levar em conta o tipo de circuito, não existe uma roda universal para todas as corridas). O diâmetro de roda mais comum no longboard é de 70 mm.
Note que nem todos os diâmetros de roda são adequados para todas as placas. O tamanho e o projeto da prancha também afetará a escolha das rodas; rodas de 75mm não são recomendadas para skateboards técnicos ou pranchas com suportes superiores. Isto porque as rodas farão contato com a prancha durante as curvas, causando o conhecido e temido fenômeno de frenagem a seco seguido de um travamento involuntário.
Finalmente, o diâmetro tem um impacto significativo sobre a suavidade da configuração. As pranchas com rodas menores não são tão lisas e vibrarão mais ao pedalar. A razão é simples: quanto maior a diferença entre o tamanho da roda e as possíveis pancadas no pavimento (incluindo seixos e as temidas lâminas do helicóptero), mais difícil é para a roda parar em terra e mais provável é que ela caia como um skate.
Contato Patch/Surface
Como o nome sugere, a área de contato de uma roda de longboard se refere à área da roda que entra em contato com a superfície de pilotagem. Essa pequena parte da roda desempenha um papel fundamental na determinação do desempenho e das características de manuseio do longboard.
O tamanho e a forma da área de contato em uma roda de longboard variam de acordo com fatores como o diâmetro, a largura e o durômetro (dureza) da roda. Normalmente, uma área de contato maior oferece mais aderência e estabilidade, enquanto uma área de contato menor facilita o deslizamento e a manobrabilidade.
O formato da área de contato também é influenciado pelo perfil da roda. As rodas de longboard vêm em vários perfis, incluindo quadrado, arredondado ou chanfrado. O formato afeta a forma como a roda interage com a superfície de pilotagem, afetando o desempenho em termos de aderência, início do deslizamento e suavidade.
A otimização da área de contato e das características da superfície das rodas de longboard é um processo contínuo tanto para os fabricantes quanto para os pilotos. Eles se esforçam para encontrar o equilíbrio certo entre aderência, velocidade, capacidade de deslizamento e durabilidade, dependendo do estilo de pilotagem e das preferências pretendidas.
É importante observar que a área de contato em uma roda de longboard não é fixa e pode mudar dinamicamente durante a pilotagem. Fatores como o peso do piloto, a velocidade e o ângulo do longboard durante as curvas podem alterar a forma e o tamanho da área de contato. Essas mudanças afetam diretamente a aderência da roda, permitindo que os pilotos ajustem suas manobras e controle de acordo com o terreno e o estilo de pilotagem desejado.
Como a superfície de contato pode me influenciar?
As características da superfície da área de contato também afetam o desempenho geral do longboard. As rodas de longboard geralmente apresentam um padrão de piso ou textura específica, que influencia a aderência, a tração e a capacidade de escoar água. Os padrões da banda de rodagem podem variar de lisos e arredondados a desenhos mais complexos com ranhuras ou lábios, atendendo a diferentes estilos de pilotagem e condições de terreno.
O durômetro da roda, medido na escala de durômetro Shore, determina sua dureza ou maciez. Rodas mais macias, com uma classificação de durômetro mais baixa, proporcionam melhor aderência e uma área de contato maior, o que as torna ideais para cruzar, fazer curvas e andar em superfícies irregulares. Rodas mais duras, com uma classificação de durômetro mais alta, têm uma área de contato menor e oferecem menos aderência, mas são excelentes em slides e truques devido ao atrito reduzido.
Possivelmente, essa é a característica mais diferenciadora de todas, até mais do que o diâmetro, já que, dependendo da espessura de sua roda, ela absorverá mais ou menos a velocidade, que é que não é comum usar uma roda com mais de 50 mm de superfície de contato para freeride, é possível, mas não recomendado. Outro fator a ser levado em conta, quanto mais superfície de contato, mais atrito, e com isso a velocidade máxima mais baixa, portanto, como eu disse antes, se você vai competir terá que ver como é o circuito e tomar uma decisão sobre o tipo de rodas que você vai usar.
Tipos de patch de contato
Há três tipos de contato para as rodas de longboard: as que vêm moldadas e são usadas para corridas, as que têm aderência e as polidas, que estão prontas para deslizar.
Molde Liberado
Liberação é um termo menos correto, mas, dito de forma simples, é a superfície lisa e brilhante do remendo de contato que não é tocada pela roda de estampagem. Esta superfície é muito pegajosa e requer um pouco de acostumação para poder deslizar bem.
Polido com areia
O polimento é um processo que remove o brilho da superfície de contato. Isso faz com que as miçangas pareçam um bumbum de bebê macio e permite que elas deslizem logo que saem da caixa. A maioria das boas rodas freeride são lixadas para reduzir o tempo que leva para processar a roda.
chanfrado
Uma área de contato chanfrada refere-se ao formato da área em que a roda do longboard entra em contato com a superfície de pilotagem. Em um remendo de contato chanfrado, as bordas do remendo de contato são anguladas ou chanfradas, criando um perfil inclinado ou cônico.
Durometro (Dureza)
O termo se refere à dureza relativa de uma roda, denotada pelo número A. 100A é muito dura e 0A é macia.
A dureza da roda é importante para a absorção de choque e tração. Entretanto, o desgaste e a velocidade também dependem da escala de dureza. As faixas de dureza e os valores para diferentes tipos de rodas podem ser encontrados neste gráfico.
Esta é a fórmula com a qual o material da roda é fabricado, ele é selecionado com um número de 75 a 90 e com a letra a. Cada empresa tem seu próprio composto e a dureza das rodas é relativa, os 84a de uma marca poderiam ser muito parecidos com os 80a de outra marca. A principal característica da dureza é a facilidade de diferenciação, um pneu muito macio absorverá mais velocidade e deixará marcas mais pronunciadas no solo ao derrapar, já que escolhemos uma dureza maior podemos ver como as derrapagens são mais longas, por sua vez mais descontroladas e deixam menos marcas no solo.
- Melhor aderência vs. maior desgaste
- Peso corporal mais baixo vs. peso corporal mais alto
- Absorção de choques versus velocidades mais altas
Alternativas aourometro
Existem outras maneiras de medir a dureza da roda, algumas marcas usam sua própria escala. Isto é, as rodas Matter dos EUA utilizam a escala Footprint, a F0 significa pegada 0.
- F0 – é igual a aproximadamente 88A
- F1 – é igual a aprox. 85A
- F2 – é igual a aprox. 84A
- F3 – é igual a aprox. 83A
O Durómetro A é mais macio que a escala do Durómetro B, o B é muito próximo do Plástico/Nylon.
Forma da roda e localização do núcleo
Forma da roda e localização do núcleo: Isto é dado pela localização do núcleo e há três maneiras de colocá-lo,
Sideset (em uma extremidade da roda), offset (em um quarto ou um terço de um lado da roda) e centeret (no meio da roda). A posição do núcleo fará com que o mesmo uretano (material do qual a roda é feita) aja de maneiras diferentes, na qual uma roda lateral com parte do uretano afastada do núcleo amolece, facilitando o início de uma derrapagem, mas não a manutenção (pelo menos durante uma derrapagem em pé, as rodas são perfeitamente controláveis se você souber patinar, mas existem outras opções mais simples). e do outro lado temos as rodas do conjunto central que não facilitam (ou complicam) a entrada da derrapagem, mas são muito mais controláveis durante a derrapagem, já que o uretano é muito mais compacto por causa do núcleo. Como disse antes, isto também depende do tipo de uretano e de sua construção.
Sideset
Nas rodas laterais, o núcleo está localizado na extremidade da roda, perto da placa. Esta posição é onde toda a pressão é aplicada para que a roda deslize melhor e é a chave para obter uma roda muito escorregadia. Em uma configuração freeride, as rodas laterais são um dos tipos de rodas mais interessantes, mas as rodas laterais têm a desvantagem de serem os espaçadores mais rápidos. Montar sobre rodas laterais pode ser caro.
Exemplos de rodas laterais:
Offset
A roda offset não é centrada nem lateral, mas perfeitamente equilibrada entre as duas posições. Isto permite maior aderência, mas com uma borda interna mais curta, permitindo que a roda deslize ligeiramente quando necessário. Algumas bordas das rodas são mais adequadas para a estabilidade em descidas enquanto amolecem descidas íngremes. Estas rodas versáteis são ideais para o freeriding e downhill riding.
Rodas offset mais populares
Centerset
O núcleo está localizado exatamente no meio da roda. Isto distribui o peso por toda a superfície da roda, resultando em um desgaste suave. Entretanto, estas rodas não são adequadas para a condução em rodovias devido à sua estabilidade e aderência. Eles também têm uma vida útil mais longa e podem ser enrolados sobre o eixo para um desgaste uniforme quando começam a se desgastar. As rodas montadas no centro são mais propensas ao ralenti.
Rodas com centeret mais populares
Tipos de núcleo
Podemos diferenciar 2 grupos, núcleo aerado e núcleo fechado, sendo este último o mais comum:
Núcleo Fechado
A grande maioria das marcas, por outro lado, a utilizam para quase todas as suas rodas.
Núcleo Certo
Temos o núcleo aerado, parecendo uma jante de carro, perfeito para dias de chuva, e ao contrário do outro tipo, ele dá mais consistência à roda, tornando-a mais rápida, mas ao mesmo tempo cria menos resistência e aquela velocidade extra que poderia lhe dar em uma corrida faz com que você tenha que fazer uma derrapagem maior em uma curva para reduzir a mesma velocidade.
Melhor Roda para Cada Disciplina
Rodas Longboard Freeride
Como escolher a roda Freeride perfeita?
- Escolha de diâmetros: suporta diâmetros de roda de 68-72mm.
- Escolha da forma dos lábios: arredondados ou lisos. (Sim, eles parecem bem!) ) – Possui uma variedade de formatos de lábios – lábios arredondados, lábios lisos.
- Escolha um ajuste de rigidez: dependendo de seu peso, 80-86a é uma boa faixa.
- Escolha sua posição essencial: o centro da roda lhe dará uma base sólida para começar com
- Escolha a largura da roda: dependendo da própria roda, quanto mais estreita for a roda, mais escorregadia ela será.
As melhores rodas freeride
Rodas de downhill skateboarding
A escolha das rodas de skate ideais para downhill exige a consideração cuidadosa de vários fatores para otimizar seu desempenho e sua diversão na prancha. Do diâmetro da roda ao durômetro, forma, perfil e tipo de núcleo, todos os aspectos desempenham um papel crucial para proporcionar estabilidade, controle e velocidade durante as descidas de colinas. Ao compreender a importância desses fatores e encontrar o equilíbrio certo, você pode adaptar a seleção de rodas de acordo com o seu estilo de pilotagem e o terreno específico que irá percorrer. Vamos explorar os principais fatores que você deve ter em mente ao escolher as rodas de skate perfeitas para downhill.
Como escolher a roda descendente perfeita?
- Seleção da forma dos lábios: lábio afiado para melhor aderência
- Seleção do diâmetro: escolha as rodas na faixa de 70-75mm
- Escolha de dureza: depende do peso, mas se mantém bem na faixa 80-86a
- Seleção da posição central: as rodas offset oferecem um melhor equilíbrio entre velocidade e aderência
- Selecionar largura da roda: rodas mais largas proporcionam mais aderência e mantêm velocidades de rolagem mais altas
Aqui pode encontrar um artigo que explica em profundidade como escolher a roda descendente perfeita
Melhores rodas de skate para downhill
Aqui está uma seleção de nossos usuários, essas são as rodas de downhill mais apreciadas por eles. Isso não significa que sejam as rodas mais rápidas ou melhores, mas que o motociclista médio gosta mais e se sente mais confortável em usá-las e comprá-las.
Se você quiser comprar a roda de Longboard mais rápida, consulte o artigo abaixo, onde analisamos o que os skatistas profissionais, os melhores e os mais rápidos do downhill estão usando para vencer corridas e ser os mais rápidos do mundo!
Fastest Longboard Wheel
Are you looking for the fastest wheels to go downhill? Here we have the top 6 wheels that pros are using
As melhores rodas de cruzeiro e de entalhe
Como escolher a roda de cruzeiro perfeita?
- Diâmetro – Tamanho da roda
- Durometro – Medido em um durômetro de grau “A” padrão.
- Forma – Cantos arredondados, cantos arredondados…
Rodas de Slalom
O skate slalom é um esporte empolgante e desafiador em que os pilotos passam por uma série de cones ou obstáculos da forma mais rápida e precisa possível. A escolha das rodas certas para o skate slalom é fundamental para maximizar sua velocidade, aderência e capacidade de manobra ao percorrer a pista. As rodas de slalom perfeitas devem oferecer uma combinação de aderência para curvas fechadas e aceleração rápida, bem como capacidade de deslizamento para drifts controlados. Neste guia, exploraremos os fatores importantes a serem considerados na escolha das rodas para o skate slalom.
Qual é a melhor roda para slalom?
Você quer
- Boa velocidade de rolagem
- Máxima aderência
- Aceleração rápida
Você precisa
- Diâmetro pequeno a médio
- Borda Quadrada
- Grande área de contato
- Núcleo do potenciômetro de compensação
- Composto de uretano de alto desempenho
Se você quiser saber tudo sobre rodas, pergunte a um corredor de slalom Slalom é um esporte muito exigente, por isso várias formas de rodas vêm à tona.
Observe o pequeno diâmetro (aproximadamente 65-72 mm) para aceleração rápida, a ampla área de contato com o solo, o núcleo com reforço lateral e ranhuras quadradas para melhor aderência, e o uretano de alta gravidade específica.
As melhores rodas de Slalom
Rodas de Longboard Dancing
A dança do longboard é uma forma legal de andar de skate em que você faz truques e movimentos de dança em um longboard. Para fazer isso bem, você precisa escolher as rodas certas. Essas rodas devem ajudá-lo a se equilibrar, girar com facilidade e andar suavemente enquanto você faz seus truques e movimentos de dança. Boas rodas de longboard para dança têm aderência para ajudá-lo a permanecer na prancha, mas também devem deslizar um pouco para que você possa fazer movimentos legais.
Como escolher a roda de dança perfeita?
Pular é surpreendentemente complicado para rodas duras! A oscilação de um lado para o outro durante as cambalhotas e deslizamentos pode facilmente danificar as rodas, rachar o núcleo ou rasgar os lábios.
Para um ajuste ideal, é necessário encontrar um equilíbrio entre a redução de peso e a velocidade de rolagem adequada. Recomenda-se dançar e fazer truques em torno de 63-70 mm com uma dureza previsível e mais suave para um passeio suave.
Isto é tudo o que você tem que saber sobre rodas de longboard, se você sentir que nos falta algo e que podemos atualizar este guia, não hesite em nos contatar! Lembre-se também que você pode ser destacado em nosso site, entre em contato conosco para saber como!!